sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CULTURA ATENIENSE

Esta apostila foi produzida por mim, CARPEMA, onde descrevo o episódio da viagem do apóstolo Paulo a Atenas, Grécia, onde destaco o seu discurso no aerópago, diante dos grandes filósofos da época. Segue a continuação em meu site.


Templo de Zeus, Grécia, Atenas

A COLINA DE MARTE E A CULTURA DE ATENAS

Por volta do século VI a.C., em Atenas, Grécia, havia uma praga incontrolável. O Conselho da Colina de Marte reuniu-se para discutir uma estratégia sobre a epidemia.

Ficou decidido que fariam muitos sacrifícios aos deuses da época, mas nada adiantou. Uma sacerdotisa mandou um recado para os seu conselheiros, através de um homem conhecido como Nícias. O recado foi o seguinte: 

"...Um certo deus colocou esta praga sobre nós por causa do terrível crime de traição do rei Megacles contra os seguidores de Cylon." 
É verdade, o rei declarou uma anstia à todos os presos, só que após libertá-los mandou matá-los, violando a sua própria palavra. Alegavam os conselheiros: 

"Já fizemos sacrifícios a todos os deuses!" 

Nícias interrompe-os e diz: 

"A sacerdotisa disse que faltava um deus." 

Porém a sacerdotisa havia recomendado um nome que, com certeza, se fosse seguido à risca, este homem poderia ajudá-los muito a fazer tal sacrifício expiatório com sucesso final e correto.
 
Peste em Atenas, Grécia

Todos os Conselheiros estavam apavorados e o povo reclamava, pois, de quase todos os lares, ouvia-se ranger de dentes, choro e prantos. As carpideiras, com seus lamentos e cânticos fúnebres, faziam a cidade dos filósofos prantear, porém o conselheiro Nícias continuou dizendo sobre o homem Epimênides, da cidade Cnossos, lá da distante ilha de Creta. Os conselheiros precisavam o mais rápido possível buscá-lo.

Epimênides



 



Um comentário: